5 cuidados a ter com o carro no inverno!

terça-feira, 06 de fevereiro de 2018 guiaauto fgilauto google

A verdade é que as baixas temperaturas influenciam as nossas “engrenagens”, no motor do carro não é muito diferente: tanto ele como todo o sistema elétrico precisam de mais energia para funcionar. É por isso que muitas vezes o carro não pega à primeira ou começa a "engasgar". A dica neste caso é só ligar o carro com todos os equipamentos elétricos desligados, como o ar-condicionado e o rádio, por exemplo. Além disso, saia de casa com um pouco mais de antecedência, de forma a que possa deixar o motor aquecer por pelo menos 15 minutos antes de sair. 

5 DICAS:

A bateria é uma das mais prejudicadas com o frio

A bateria é uma das mais prejudicadas pelo frio, que reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos.

Para evitar problemas, procure estar atento ao sistema de partida, manter sempre os níveis de gasolina estáveis e ver o nível de carga da própria bateria. Devido às baixas temperaturas o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade o que faz com que tenha de ser feito um esforço maior pela bateria, esse esforço extra pode originar o esgotamento da bateria mais rapidamente.

 Para eliminar o risco de esforço a mais da bateria, sempre que ligar o carro verifique que tem o rádio e os faróis desligados e numa situação de trânsito intenso evite desligar e ligar o carro constantemente.

 

Se o carro não quer pegar, não insista

Nesta época do ano é comum o carro não pegar à primeira mas nós insistimos sempre, é compreensível, mas também é um grande erro:

As velas podem encharcar-se e causar um verdadeiro prejuízo. Espere um pouco enquanto o combustível evapora totalmente, e aí sim, tente de novo. Se não pegar talvez uma ida ao mecânico seja a melhor solução. Não se esqueça de trocá-las no tempo regulamentar indicado no manual do proprietário, que geralmente é em volta de cada 10mil km. Se as velas estiverem escuras pode ser sinal da presença de óleo na câmara de combustão ou excesso de combustível. Vale a pena ir ao mecânico e dar uma vista de olhos!.

 

Ar-condicionado e fluidos merecem atenção especial

No inverno muito provavelmente a ultima coisa que queremos ligar é o ar-condicionado mas é aconselhável ligá-lo 10min todas as semanas. Este processo serve para evitar que as borrachas de vedação fiquem ressequidas e a tubulação seja danificada.

 

Calibragem dos pneus

Ter cuidado com os pneus é essencial em qualquer altura do ano e por isso ainda mais no inverno. É importante que verifique a pressão dos pneus com regularidade para evitar acidentes ou danos nas rodas que lhe podem sair caros no futuro. Siga as regulamentações do manual de utilizador do seu veículo para que os seus pneus não corram riscos.

 

Vidros do carro e isolamento

É muito importante que verifique, nesta altura do ano, os limpa pára-brisas do seu carro para que não tenha problemas nos dias chuvosos. Outro fator também muito importante é a utilização de líquido anti-congelante para se preparar para as noites frias de Inverno.
Se sentir humidade ou maus odores dentro do carro significa que algo se passa com o isolamento do veículo. Verifique o mais rapidamente possível a origem da brecha no isolamento para que possa resolver o problema antes de ter problemas maiores.

 

Siga estas dicas para não ter de levar o seu veículo ao mecânico e passar um inverno sem problemas!

Copyright © 2018 franciscogil.com.pt
make with by Webhouse.pt
NOVIDADES EM 1ª MÃO Receba em 1ª mão, todas as novidades de stock que temos para lhe oferecer. Todos os seus direitos de privacidade e anti-spam serão protegidos.